quinta-feira, dezembro 30, 2004

Pão com Manteiga

(não, não vou falar de tardes no sofá, nem de uma infância cada vez mais distante, nem vou falar das maravilhas de um pãozinho com manteiga, torrado ou não, nem essas coisas que eu costumo mais ou menos fazer - mais para o menos, que isto anda mal...)

O Pão com Manteiga já não é do meu tempo (é de um tempo em que eu ainda não sabia que eu era eu ). Também já não me lembro muito bem como o Pão com Manteiga passou da prateleira do escritório para a minha vida. Mas isso não interessa, porque provavelmente ia acabar outra vez na história do domingo e do sofá e dessas coisas que eu costumo mais ou menos fazer.
Mas para quem não sabe, o Pão com Manteiga era um programa da Rádio Comercial, dos anos 80 (julgo eu. que me desculpem os veteranos). Basicamente, uma genialidade de humor produzida por 6 inadaptados - Carlos Cruz, Mário Zambujal, Bernardo Brito e Cunha, José Duarte, Eduarda Ferreira e Orlando Nevez. Para terem uma ideia, uma espécie de Homem que Mordeu o Cão, mas 10 vezes melhor....vá...20, pronto. E, tal como este último, o programa de rádio Pão com Manteiga passou para livro, em 1987. E depois, para a minha vida.

É um livro que devia estar sempre na mesa-de-cabeceira de todo o português. Acreditem que seríamos todos muito mais felizes e diferentes. É um livro que devia ser dado no ensino secundário. Acreditem que seríamos todos mais felizes nas aulas e produtivos na faculdade.


Tudo isto para aqui poder citar um dos inúmeros textos do Pão com Manteiga.

Porque nesta altura é tempo de sonharmos com um ano melhor e, sobretudo, de nos prometermos coisas que sabemos que não vamos cumprir. E esta incapacidade de atingirmos os sonhos é uma grande chatice. Por isso, escolhi este texto. Para vocês verem que não são os únicos a terem uma grande chatice na vida.

" Sonhos
  • O sonho de Fernão de Magalhães era voltar para trás.
  • O sonho de Vasco da Gama era ser Fernandes.
  • O sonho de Eça de Queirós era haver só uma tragédia na Rua das Flores.
  • O sonho de Gioconda era ouvir o resto da anedota.
  • O sonho de Bocage era ouvir anedotas do Camões.
  • O sonho de D.José era tirar o cavalo da chuva.
  • O sonho de Luís XV era as mobílias.
  • O sonho de Colombo eram os ovos moles.
  • O sonho do Infante D. Henrique era uma Sagres -e o outro sonho, imperial.
  • O sonho de D. Sebastião era ter faróis de nevoeiro.
  • O sonho de Napoleão era encontrar a carteira.
  • O sonho do Marquês de Pombal era ver o Parque Eduardo VII. "

P.S. O "Pão com Manteiga 2 " surgirá em breve, sob outra designação. Mal podem esperar, não é? E valerá a pena!


1 comentário:

Jessica e André disse...

Não perdem por esperar! AH AH AH