quarta-feira, dezembro 22, 2004

Agora escolha

Bem, depois das Barbies, a vossa paciência para certos tipos de nostalgia já deve ser difícil de desencantar. Mas isto do Natal traz muitas recordações. Nem sempre as melhores, é certo, nem sempre as mais desejadas, também. Mas, sem dúvida, há algumas que, não estando directamente relacionadas com o Natal propriamente dito, aparecem por esta altura, no meio de rabanadas e longas horas de inércia no sofá.

E, de repente, tenho 6 anos outra vez e são 4.30 de uma tarde de sol. Corro até ao sofá. E lá está ela, à minha espera com a sua longa cabeleira loira e frisada. Não, não é uma Barbie (agora que falo nisto...até podia ser...), é a Vera Roquete. Uns brincos tipo berloque de cortinado, baton vermelho, um sorriso estampado. "Agora escolha" em letras azuis, como aquelas dos bares de Las Vegas, imitando caligrafia, em néon. Há duas grandes séries à escolha do telespectador. Os números de telefone aparecem em letras brancas no canto superior direito. "Bloco A. Bloco B". E diz a Vera "no bloco A temos O Barco do Amor, no bloco B, temos o Esquadrão Classe A. Podem começar a ligar e votar na série que querem ver!" (e vêm estes gajos agora falar-me de televisão interactiva...Bah!).
No momento a seguir, o sorriso estende-se para os mais novos e anuncia o Tom Sawyer (depois veio o Dartagnan e o Bocas). E o mundo é lindo!

E vem o Huck (com a voz da Irene Cruz), a subir a árvore rumo à sua cabana. Vai buscar uma cana de pesca com o Tom, porque choveu torrencialmente durante as últimas semanas e as águas arrastaram outras cabanas e tesouros de piratas. E em vez de tesouros encontram um morto, que pensam ser o pai do Huck. Correm ao Sherif. Faz-se o funeral. No dia a seguir, no porto, esperam o barco e aparece o pai do Huck, que afinal não estava morto! Oh! E vem também uma companhia de teatro! E a pequena estrela da companhia, a Risetta, que fará as delícias do Huck e do Sid (irmão do Tom). E tão depressa vieram como partiram! E o pobre Huck, coração despedaçado, sugere uma verdadeira aventura de piratas. Partem então para uma ilha deserta, onde são verdadeiros guerreiros da terra e do rio. E a terra toda à procura deles. A tia Polly, a prima Maria, o Sid, o pai do Ben ( da mercearia), a ruivinha Becky, o pai do Joe....Aparecem os pequenos durante o seu próprio funeral, sob os olhares de terror e ira dos adultos. Depois de muitos açoites e um grande castigo, lá vão à escola outra vez, onde os espera o terrível Professor Robinson, que afinal usa peruca e acabará dentro de um buraco no chão da floresta. E muito mais, muito mais: o Joe,o índio. ,o bêbedo, o assassinato do médico novo, no cemitério, a casa assombrada, o rancho da tia Sally e o cavalo branco indomável, a papeira...

E depois o D'Artagnan (com a voz do Miguel Guilherme) e o Aramis, que afinal era uma mulher, o máscara-de-ferro, a bela e perigosa Milaydi, com o seu sinal ao pé do olho esquerdo, o seu cabelo azul esverdeado e o seu dom de falar com os animais (especialmente os pássaros), a Constance, o andrógeno Jean, a rainha Ana, o pai da Constance-o alfaiate- a Martha. E o baile e o colar de diamantes roubado. E as mamas do Aramis. Uma corrida contra o tempo entre Londres e Paris, um duelo em alto mar. O naufrágio. Uma mulher a bordo. A casa do Bosque de Bolonha. O Pepe macaquinho. A amnésia da Constance. E as mamas do Aramis. " Ele vai viver a lutar, para fazer melhor o amanhã. Vai querer na vida um lugar. É o D'Artagnan!!". E aquela cena em que a piedade do D'Artagnan comove a fria Milaydi! E corta-lhe o cabelo! E as mamas do Aramis. (e depois o Dartacão)

E depois o Bocas, no seu macacão cor de laranja, a esvaziar o mar, com o inseparável Teddy!


E depois o Nilse, que migrava com os patos.

E depois tenho 19 anos e estou há dez minutos a tentar perceber que graça e intriga tem o Nobita...

Agora já nem escolha há...

2 comentários:

castor disse...

pá, tens a certeza que a tartaruga do bocas se chamava teddy? ando há anos com essa dúvida a atormentrar-me o juízo.
já agora, nunca vi o nilse no agora escolha; via-o aos domingos de manhã.
pá, conheço gente mais velha que tu que não se lembra desses desenhos animados. ou sou eu que os vi até muito tarde, ou os meus amigos não sabem o que é televisão de qualidade. isso sim, eram tempos...

Jessica e André disse...

No meu tempo era mais na base do

o Kurika - como a-niiii-ma!!!!